São 17 dias de arrasta-pé que fazem a Princesa do Sertão ser um dos maiores São João do Nordeste!

13062025095346

Segura essa, que junho pra gente, baiano que é baiano de verdade, é tipo o Natal dos gringos, só que com muito mais forró, alegria e arrasta-pé! Enquanto a turma lá de fora tá esperando dezembro pra farrear, aqui no Nordeste, a gente já tá no pique com o São João, o São Pedro e o que mais vier de santo pra botar a gente pra dançar. E em Feira de Santana, a Princesa do Sertão, o negócio é tão sério que a cidade vira a capital mundial do forró, meu irmão!

Feira de Santana: A capital do forró, pode crer!

Aqui em Feira, não tem pra onde correr: é sanfona tocando em cada esquina, em cada beco, em cada arraiá. E não é só por um dia ou dois, não! É pra valer! A prefeitura, que não é boba nem nada, bota pra quebrar e contrata uma penca de artistas da terra, valorizando a galera daqui. Afinal, a gente tem talento de sobra pra botar o povo pra remexer.

Onde tem forró? Em todo canto, visse!

Seja no centro da cidade, seja lá na roça, o forró pega fogo em todo lugar. Em Feira, a cultura nordestina ferve, e a gente mostra com orgulho que é do babado. Pra você ter uma ideia, a gente tem um dos festejos juninos mais longos e animados de todo o Nordeste. São 17 dias de puro forró, somando todos os arrasta-pés que a prefeitura promove, sem falar nas parcerias, tipo o Arraiá do Comércio. É festa que não acaba mais, pra santo nenhum botar defeito!

O fole ronca cedo e não para!

Na Princesa do Sertão, o forró começa antes do galo cantar! Já na primeira semana de junho, a cidade respira o ritmo mais popular do Nordeste. No Arraiá do Comércio, no coração da cidade, o fole ronca por dez dias seguidos, com muito forró raiz pra ninguém botar defeito. É pra dançar até o sol raiar!

E depois? Ah, depois vêm as festas de São João e São Pedro, espalhadas por cinco distritos e um povoado. Lá em Maria Quitéria, o São João de São José já é tradição há quase meio século e atrai os maiores nomes do forró pra sacudir o palco. É coisa de cinema!

Mas a gente não esquece das outras paradas, não! O São João também pega fogo em Jaguara, que é um dos lugares mais antigos de Feira, e em Tiquaruçu, onde a nossa heroína, Maria Quitéria, foi batizada. É história e forró misturado, meu amigo!

E pra fechar com chave de ouro, a gente não deixa de lado o São Pedro. Tem festão nos distritos de Bonfim de Feira, Jaíba, Humildes e no povoado de Morrinhos, em Jaguara. É pra botar o pé na areia, o corpo no ritmo e a alegria no talo!

E aí, tá esperando o quê pra vir pra Feira e sentir a energia desse São João arretado? Bota um sorriso no rosto e venha arrastar o pé com a gente!

Foto: ACM e Card das atrações

outras notícias