Memória que “Arretou”: Juraci Dórea Bota Moral na Uefs
Por Júlia do Monte
No mesmo cantinho, uma nova pegada nasceu! No campus da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), onde uma escultura passou anos tomando sol, chuva e os olhares abestados da galera, agora tem uma sucessora! E o dono da arte é o mesmo: Juraci Dórea, que decidiu dar um “up” na própria obra. É resenha que não acaba mais!
“A gente chegou no talho da resistência da obra. Mas, nesse caso, ela pode ser refeita! Tamo dando uma sobrevida pra ela”, explicou o artista desenrolado. O monumento novinho em folha tá no lugar certinho do anterior, ali na área de fora do antigo auditório central, que hoje é o Teatro da Uefs. Chique, viu?
“Não tem como falar de Juraci Dórea e desligar ele da história de Feira e da história da universidade. Pra gente, é uma honra, um orgulho e também um reconhecimento dessa caminhada e dessa história, que merece toda essa produção e toda essa construção que tá rolando”, botou fé a Reitora da Uefs, professora Amali Mussi. A palavra de autoridade tá dada!
Essa peça aí faz parte do Projeto Terra, que tem o objetivo de botar pra jogo grandes esculturas de couro e madeira, murais e quadros da série “Histórias do Sertão”. O babado é inspirado na arte do cordel, usando material da própria região. A escultura véia tinha sido instalada na Uefs lá em 2013. Juraci tá ligado no que faz!



E aí, curtiu o remake da arte de Juraci Dórea?
Fotos: Bernardo Bezerra/Ascom Uefs
