Se prepare que a Ilha vai virar um verdadeiro fervo! A Festa de Independência de Itaparica chegou aos seus 203 anos e, em 2026, a programação tá tão “barril” que não vai sobrar um milímetro de chão vazio. De 6 a 11 de janeiro, a cidade vira o centro das atenções com uma mistura que só a gente sabe fazer: história, fé e aquela bagunça organizada que o povo gosta.
O prefeito Zezinho Oliveira já deu a letra: “A Independência de Itaparica é mais que festa, é o grito de resistência do nosso povo. Preparamos tudo para valorizar nossa raiz e ainda dar aquele gás no turismo!”. É pra chegar junto, porque a grade tá “de dar inveja”:
PROGRAMAÇÃO ARTÍSTICA (NO CAMPO FORMOSO – A PARTIR DAS 22H)
QUARTA-FEIRA (07/01): ABERTURA COM CLASSE Geraldo Azevedo, Maria Gadú, Toni Garrido e o pai do Axé, Luiz Caldas. É pra cantar com a mão no peito e o pé no balanço!
QUINTA-FEIRA (08/01): MISTURA DOIDA E GOSTOSA BaianaSystem (pra derrubar tudo!), Jota Quest, MC Livinho, Kart Love e Samba do Peu. Haja fôlego!
SEXTA-FEIRA (09/01): SOFRÊNCIA E PAGODÃO Calcinha Preta, Unha Pintada, Mambolada e o fenômeno O Kanalha – se prepare que o grave vai bater forte!
SÁBADO (10/01): O ÁPICE DO VERÃO Ludmilla (estreando na Ilha!), o mestre Carlinhos Brown, Fantasmão e Danniel Vieira. Vai ser “lágrima de alegria” pra todo lado!
DOMINGO (11/01): FECHAMENTO DE OURO Mari Fernandez, o balanço do Olodum, Benzadeus e Kevi Jhony. É pra encerrar com a alma lavada!
TRADIÇÃO E AXÉ: O CORAÇÃO DA FESTA
A coisa começa séria no dia 6, às 21h30, com a puxada do Carro dos Caboclos no Jardim dos Namorados. É aquele momento de arrepiar, com os fachos de fogo iluminando as ruas. No dia 7, a partir das 7h, tem hasteamento da bandeira e missa, mas o “check-in” da emoção é às 16h com o cortejo dos Caboclos, baianas e capoeiristas.
E não esqueça: dias 7, 8 e 9, às 20h, tem o clássico “Auto da Roubada da Rainha”. A despedida oficial acontece no dia 9, às 21h30, quando o Caboclo é guardado e a gente já começa a contar os dias para o ano que vem.
Pegue sua lancha, o ferry ou vá de escuna, mas não fique de fora dessa resenha histórica!
Gostaria que eu fizesse um roteiro personalizado com os horários de transporte para chegar em Itaparica durante a festa?
O Kanalha, Calcinha Preta e Jota Quest | Foto: Divulgação/ Redes Sociais
