Autora feirense, Fabiana Cardeal lança livro sobre emoções das crianças

livrodasemocoes_fabianacardeal_divulgacao.jpg

A escritora, educadora e psicóloga  Fabiana Cardeal., cria da terra, acabou de tacar no mundo o “Livro das Emoções”, uma obra que é um verdadeiro abraço na alma da molecada.

Emoção que cola, que ensina, que acalha!

Sabe aquela ideia de botar nome no que a gente sente, desenrolar os nozinhos do coração e aprender a viver de boa com tudo isso? Pois é, essa é a pegada do livro de Fabiana. Publicado pela Usina de Textos, o calhamaço (que só tem 20 páginas, mas é pura sabedoria!) traz cinco histórias que são um dengo só para a criançada. Tem de tudo um pouco: medo, tristeza, raiva, nojo e a alegria que faz a gente querer sambar! E o mais massa é que o livro convida a turminha a acolher tudo isso.

Fabiana, com a sabedoria de quem conhece a Bahia no osso, explica que o livro é um espelho das emoções que a criançada vive no dia a dia. E o recado é reto: até as emoções que a gente cisma que são “ruins” são importantes pro crescimento da piazada!

Histórias que são um cafuné no peito

Com personagens que a gente já sente saudade só de ler – Felipe, Maria, Juju, Elis, Henrique e João Pedro –, os minicontos de Fabiana são tipo uma ponte para a gurizada se conhecer. As histórias, inspiradas nas vivências da autora com o filho e sobrinhos, mostram caminhos para a criançada se ligar no que sente, escutar a si mesma e botar pra fora o que tá engasgado.

A escritora, com a malemolência de quem sabe o que faz, diz que quando a criança aprende a dar nome para o que sente, ela ganha umas ferramentas importantes para se expressar, fazer uns laços mais firmes e crescer com a cabeça no lugar, cheia de consciência emocional. É a Bahia ensinando desde cedo a se respeitar!

Saúde emocional: um presente para o futuro

Mãe do pequeno João Pedro, que tá quase completando 4 aninhos (êta, benção!), Fabiana não cansa de reforçar a importância de conversar sobre saúde emocional desde cedinho. “Sempre quis fazer um livro sobre as emoções, já que são elas que dão o tom da nossa vida”, defende ela. “Trabalhar esses temas com a criançada, desde pequena, é fundamental para a saúde dos futuros adolescentes que eles irão se tornar”, completa. É a visão de futuro que a gente gosta!

E Fabiana não é de hoje nessa estrada de cuidar da infância. Em 2024, ela já tinha lançado “Era uma vez uma Menina Preta”, um livro que rodou as escolas de Salvador, cheio de contações de história que eram pura interação e pertencimento. Agora, no Julho das Pretas, um mês que é só celebração das conquistas das mulheres negras e de luta contra o racismo e o sexismo, ela chega com o “Livro das Emoções”, reafirmando seu compromisso com uma escuta que acolhe e um cuidado que faz a diferença, principalmente para as meninas negras.

“Percebo no consultório que muitas delas só chegam para serem acolhidas e tratadas já na adolescência, quando as situações já estão agravadas. Quanto antes pudermos olhar e cuidar das emoções, melhor”, alerta Fabiana. É um grito de atenção que a gente precisa escutar!

Com ilustrações da talentosa paulistana Camila Scavazza, o “Livro das Emoções” custa só R$ 40,00. É um investimento na saúde emocional da criançada que vale cada centavo!

E aí, bora garantir o seu exemplar e espalhar essa emoção por aí?

outras notícias