Independência da Bahia é no Distrito da Heroína! Maria Quitéria Manda Ver na Programação!

30062025104107

Segura a emoção, meu povo! O distrito de Maria Quitéria, em Feira de Santana, berço da nossa heroína da Independência da Bahia, vai estar em festa para celebrar o 2 de Julho! A data, que marca a consolidação da Independência do Brasil na Bahia, terá uma programação daquelas para a gente se orgulhar da nossa história e da nossa gente!

Festa grandiosa com a força da nossa gente!

Essa festa massa é fruto de uma parceria arretada entre a Prefeitura de Feira de Santana, o Instituto Histórico e Geográfico do Município, o 35º Batalhão de Infantaria (BI) e, claro, a comunidade do distrito de São José, onde Maria Quitéria, nossa brava guerreira que botou pra correr as tropas portuguesas, nasceu e viveu. É a união de forças para celebrar a memória de quem fez a diferença!

De manhã cedo: Missa, fogos e desfile!

A programação começa cedinho, às 8h, com uma missa festiva na Igreja de São José. Depois, é hora de espocar os fogos de artifício para anunciar a alegria e o tradicional hasteamento das bandeiras do Brasil, da Bahia e de Feira de Santana. É um momento de arrepiar!

Logo em seguida, o bicho vai pegar com o desfile cívico-militar, que vai contar com a presença de autoridades, militares e a criançada das escolas. E não para por aí, não! Tem também apresentações da comunidade da terceira idade e um monte de manifestações artístico-culturais que vão mostrar a força e a identidade da nossa terra. É pra botar o orgulho pra jogo!

2 de Julho: A liberdade em festa na Bahia!

O 2 de Julho é feriado aqui na Bahia e marca a vitória final sobre as tropas portuguesas, quando os últimos soldados foram expulsos de Salvador em 1823. Essa data é um símbolo poderoso da independência baiana e brasileira, e a gente celebra com desfiles cívicos na capital e em cidades do interior, como Feira de Santana e Cachoeira.

No distrito de Maria Quitéria, a festa tem um sabor ainda mais especial, pois é a gente reverenciando a memória da nossa filha mais ilustre, que se tornou um dos maiores símbolos da luta pela liberdade e da participação da mulher na história do Brasil. É pra sentir o arrepio e a gratidão pela nossa Maria Quitéria!

E aí, bora celebrar a nossa história e a nossa liberdade nesse 2 de Julho?

Foto: Jorge Magalhães – Arquivo

outras notícias