Bicho, Se Ligue Aí: O Repente Vai Tremer Feira de Santana!
O 47º Festival de Violeiros de Feira de Santana 2025 tá chegando e a poeira vai subir! A Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), através do Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca), botou pra jogo e vai ser um babado de cultura nordestina que só vendo.
Marca na agenda, meu rei: dia 5 de dezembro, a partir das 18h30, no Teatro Universitário do Cuca. A entrada é na faixa (dá pra doar 1kg de alimento, se a mão for boa) e o palco será o ponto de encontro de uma disputa de Repente que promete ser arretada, viu?
Disputa Braba e Música de Respeito
Vai ser o Repente comendo solto entre 5 duplas de violeiros que vêm de vários cantos. É gente fera de toda quebrada disputando o primeiro lugar!
Aí as feras que vão se galar no improviso:
-
Leandro Tranquilino (BA) e Nadinho de Riachão (BA) – A Bahia vai tremer!
-
Fabiane Perreira (MA) e Matheus Ferreira (SP)
-
Edvaldo Zuzu (PE) e Daniel Olímpio (PE)
-
Raimundo Caetano (PE) e Hipólito Moura (PE)
-
Raullino Silva (RN) e Felipe Pereira (RN)
E quem vai comandar essa zorra, soltando a voz e dando o papo, é o radialista Tanúrio Brito.
Pra deixar o clima mais danado de bom, quem faz a apresentação musical é a Orquestra Sisaleira, que vem lá de Conceição do Coité, no sertão. Esses gênios usam instrumentos que eles mesmos fizeram com a planta do sisal. Desde 2018, essa rapaziada já fez um sucesso tão grande que já tocou até fora do Brasil, vixe!
Feira, Comida e Transmissão Pra Quem Tiver Longe
Pra quem gosta de comer água e se abastecer, vai ter a Feira de Saberes e Sabores da Uefs com as melhores comidas típicas nordestinas. É pra enxer o bucho com gosto!
Se você não puder dar as caras no Cuca, não tem problema, não! O Festival vai ser transmitido ao vivo no YouTube e Instagram da TV Olhos D’Água. É só chegar na internet e curtir!
O Repente é Patrimônio, Meu Irmão
O Festival de Violeiros de Feira de Santana é uma tradição que celebra o Repente, que é a alma da cantoria nordestina. Começou lá em 1975, na base da coragem de Caboquinho, Dadinho e João Ramos (que tá na luta até hoje!). O palco do Festival já viu cada poeta de peso, viu? Ivanildo Vila Nova, Mocinha do Passira, e tanta gente boa!
-
Pra você saber: O Repente virou Patrimônio Cultural do Brasil pelo Iphan desde 2021. É a nossa poesia improvisada, acompanhada da viola, que é pura arte e puro talento.
Pra não deixar essa chama apagar, o Cuca/Uefs e a Associação de Violeiros e Trovadores da Bahia (AVTB), do nosso querido João Ramos, se juntaram pra manter o Festival vivo e forte!
A Autoridade Que Sustenta a Cultura
O 47º Festival de Violeiros de Feira de Santana 2025 é uma realização da Universidade Estadual de Feira de Santana (Cuca) e da Associação de Violeiros e Trovadores da Bahia. E tem o apoio da massa que faz acontecer: Prefeitura Municipal de Feira de Santana, Câmara Municipal de Feira de Santana e Assembleia Legislativa da Bahia. É o poder público chegando junto pra valorizar a nossa cultura!
Serviço – É Pra Chegar e Conferir!
-
Evento: 47º Festival de Violeiros de Feira de Santana 2025
-
Data: 05/12/2025
-
Horário: 18:30h
-
Local: Teatro Universitário do Cuca
-
Entrada: Gratuita (doação de 1kg de alimento não perecível é opcional)
Bora nessa? O que você acha de eu te ajudar a encontrar mais informações sobre os violeiros que vão se apresentar?
Foto: Divulgação/Cuca-Uefs
